Participamos do

Em carta, Dilma pede ajuda ao mercado

A mensagem foi lida durante o evento do banco JP Morgan, na última terça-feira,2.
11:13 | Dez. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A presidente Dilma Rousseff enviou carta ao mercado indicando as medidas que devem ser tomadas durante o segundo mandato.

 

A mensagem foi lida pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, durante evento do banco de investimentos JP Morgan, na última terça-feira,2.

Na carta, Dilma afirma que a economia do Brasil passa por um momento de transição e que o País sofre o impacto do lento crescimento mundial.

Dilma afirma que o foco do governo durante a próxima gestão será a recuperação do crescimento da economia, o controle da inflação e o fortalecimento das contas públicas.

A presidente pede ajuda ao mercado para a “construção de um novo ciclo de desenvolvimento da economia brasileira.”

Leia a carta na íntegra

Brasília, 2 de dezembro de 2014

A economia brasileira passa por um momento de transição, no qual ainda sofremos os efeitos externos do lento crescimento mundial - inclusive, a redução dos preços das commodities.

Apesar deste cenário, temos conseguido manter a inflação dentro do intervalo estabelecido pelo governo, bem como temos sustentado uma baixa taxa de desemprego.

O crescimento da economia tem estado abaixo do que todos nós esperávamos no início do ano - tanto no governo como no mercado - e isso tem se traduzido num desempenho fiscal menor do que o previsto.

Para os próximos anos, nossa prioridade é recuperar a capacidade de crescimento da economia, com controle rigoroso da inflação, e fortalecimento das contas públicas e, assim, garantirmos o emprego e a renda.

A nova equipe econômica trabalhará em medidas de elevação gradual, mas estrutural, do resultado primário da União, de modo a estabilizar e depois reduzir a dívida bruta do setor público em relação ao PIB.

Também continuaremos a melhorar nossa política de aumento do investimento e de produtividade do trabalho, pois é isso que sustenta um crescimento mais rápido do PIB e dos salários reais, com estabilidade macroeconômica.

As iniciativas em análise envolvem tantas reformas do lado fiscal, para adequar a taxa de crescimento do gasto público ao crescimento da economia, quanto maior desenvolvimento financeiro, com aumento da participação de fontes privadas no financiamento de longo prazo, em especial, da infraestrutura.

Olhando para 2015 e além, contamos com a participação do mercado na construção de um novo ciclo de desenvolvimento da economia brasileira, em que pretendemos continuar nossa política de inclusão social e geração de igualdade de oportunidade para todos os brasileiros e brasileiras. Para isso, a profundidade, a diversidade e a qualidade regulatória do nosso mercado financeiro terão um papel cada vez mais relevante.

Felicitamos, portanto, o JP Morgan por essa ocasião de promover o diálogo do Brasil com os investidores internacionais e desejamos grande sucesso para cada um dos presentes.

Dilma Rousseff

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente