PUBLICIDADE
Notícias

Crescimento explosivo da indústria bancária informal na China chega ao fim

13:20 | 24/12/2014
Após anos de crescimento explosivo, a indústria bancária informal da China está enfrentando uma forte desaceleração, depois que Pequim reforçou sua vigilância sobre o setor. A indústria bancária informal tem sido uma das principais fontes de financiamento para a economia, mas também contribui para o aumento dos níveis de dívida e outros riscos do sistema financeiro.

As empresas do setor tomam recursos de investidores e financiam projetos arriscados, os quais bancos tradicionais não operam. Os investidores correram para os chamados produtos de gestão de riqueza e de confiança vendidos pelos bancos informais nos últimos anos, porque eles normalmente prometem retornos que variam de 4% para mais de 10%, muito maior que o disponível no resto do mercado.

Mas o setor tem sido especialmente atingido neste segundo semestre, com os investidores preferindo apostar em ações. A desaceleração pela qual passa o setor pode se tornar ainda mais evidente em 2015, com as autoridades indicando um aumento de esforços para conter os riscos financeiros e a perda de fôlego da economia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS