Participamos do

Carga de energia aumenta 2,3% em novembro, diz ONS

11:00 | Dez. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 66.468 MW médios em novembro, um aumento de 2,3% em relação a igual mês do ano passado. Na comparação com outubro deste ano, no entanto, houve redução de 1,0%, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, 3, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No acumulado dos 12 meses encerrados em novembro, a carga de energia do SIN apresenta variação positiva de 3,8%.

O ONS ressalta que o resultado de novembro foi impactado pelo modesto desempenho da indústria no Subsistema Sudeste, que tem participação de cerca de 60% na carga industrial de todo o SIN. O órgão lembrou que a Sondagem da Indústria de Transformação da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou melhora na confiança do empresário em novembro, mas que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) permanece abaixo da média histórica recente, além de inferior ao patamar observado no mesmo mês do ano anterior.

Os maiores avanços registrados em novembro em relação a igual mês de 2013 foram nas cargas das regiões Sul (alta de 5,5% no período, para 11.627 MW médios) e Nordeste (aumento de 5,4%, para 10.486 MW médios). No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal mercado do País, a carga cresceu 0,9% em novembro ante mesmo mês do ano passado, atingindo 39.180 MW médios. No Norte, a carga diminuiu 0,3% no período, para 5.175 MW médios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente