PUBLICIDADE
Notícias

Auditores da Receita protestam no Ministério da Fazenda

10:30 | 10/12/2014
Auditores da Receita Federal reclamam que o órgão perdeu protagonismo nos últimos anos e que outras secretarias do Ministério da Fazenda passaram a comandar a política tributária. Para pedir o fortalecimento da Receita e a valorização do cargo de auditor fiscal, funcionários do órgão fazem manifestação na manhã desta quarta-feira, 10, em frente à portaria de entrada do ministro Guido Mantega, no Ministério da Fazenda.

"A Receita perdeu protagonismo. Outros órgãos, como a Secretaria Executiva e a Secretaria de Política Econômica, têm ditado a política tributária federal", afirmou o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal (Sindireceita), Mario Pinho. "Defendemos que a Receita retome o protagonismo. É a Receita que tem o conhecimento nessa área".

Para Claudio Damasceno, presidente do sindicato, o governo deve ouvir os pedidos da categoria e lembrar que a arrecadação depende do trabalho desses profissionais. "Em um ano de esforço de arrecadação, como será o próximo, estamos dispostos a seguir os objetivos colocados pelo governo, mas precisamos de atenção às nossas demandas", disse o presidente do Sindireceita, Claudio Damasceno.

Pinho explicou que há "demandas históricas" dos auditores fiscais, como a indenização de fronteira, que ainda depende de regulamentação. Os funcionários também reclamam do salário dos auditores federais, que alegam estar abaixo ao de vários auditores fiscais estaduais. Apesar de não terem encontros marcados, os manifestantes desejam apresentar a pauta de reivindicações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao ministro indicado à pasta, Joaquim Levy.

TAGS