PUBLICIDADE
Notícias

Vendas de bens duráveis crescem no 3º trimestre, diz GfK

12:00 | 24/11/2014
As vendas de bens duráveis no Brasil cresceram 4,2% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2013, segundo levantamento da empresa de pesquisa GfK. As vendas somaram R$ 26,17 bilhões entre julho a setembro ante R$ 25,11 bilhões nos mesmos meses do ano passado.

Dos segmentos de produtos analisados pela pesquisa, três apresentaram retração em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os itens que venderam menos do que no ano anterior, estão os produtos de linha marrom, categoria que inclui TVs e equipamentos de som.

O faturamento da linha marrom no período caiu 5% ante o ano anterior. Considerando apenas TVs e telas finas, a queda foi de 4%. A venda de televisores caiu na comparação anual depois de ter reportado expansão de 76% no segundo trimestre, em razão da Copa do Mundo.

O faturamento da linha branca apresentou crescimento de 4% no terceiro trimestre quando comparado com o mesmo período do ano passado, impulsionado pela venda de refrigeradores e aparelhos de micro-ondas. O desempenho do mercado de eletroportáteis também foi positivo neste terceiro trimestre do ano, apresentando um crescimento de 27% quando comparado ao terceiro trimestre de 2013.

O terceiro trimestre de 2014 ainda foi de um novo recorde histórico de faturamento da categoria de Telecom no Brasil, representando um crescimento de 34% sobre o ano passado, com um forte crescimento dos smartphones compensando a retração em telefones fixos e celulares de outros modelos. A categoria de smartphones apresentou crescimento em valor de 54% em relação ao mesmo período de 2013.

TAGS