Participamos do

Saiba como reduzir riscos de ser vítima de clonagem de cartões

15:44 | Nov. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem é vítima de clonagem de cartões tem trabalho para recuperar o dinheiro descontado indevidamente na conta ou cartão. Mesmo quem tem cartão com chip, que é mais difícil de ser fraudado, tem relatado o problema. Numa situação como essas, cabe ao banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor,  estornar a cobrança,  juros e multas e fornecer outro cartão, de acordo com a Proteste Associação de Consumidores. A responsabilidade pela segurança das transações com cartões é do banco.

É preciso urgência na comunicação com o banco e na elaboração de boletim de ocorrência para recuperar o dinheiro. “A responsabilidade por prejuízos causados pela clonagem de cartões é da instituição financeira, o banco. Trata-se de defeito na prestação do serviço, tendo em vista que a segurança financeira é ameaçada. Além disso, a clonagem acarreta prejuízos com despesas indevidas e cancelamento do cartão”, diz nota da associação.

A orientação da Proteste é de que o consumidor lesado procure inicialmente a agência bancária e uma delegacia policial para noticiar o crime. Quando a solução apresentada pelo banco não é satisfatória, o consumidor pode procurar o Juizado Especial Cível mais próximo de sua residência e pleitear a indenização pelos danos materiais e morais sofridos.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar esses transtornos, como memorizar a senha e não tê-la registrada por escrito em nenhum local. Não aceitar ajuda de estranhos ao usar caixas eletrônicos. Avisar o banco imediatamente caso o cartão ficar preso no caixa eletrônico.

Algumas dicas:
• Instale um bom antivírus em seu computador e evite expor seus dados em sites.
• Muita atenção às ligações telefônicas que ficam pedindo atualizações de seus dados. Tome cuidado com pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc.
• Fique atento ao preencher seus dados em cupons para sorteios. Depois que o prêmio é sorteado, ninguém sabe onde essas urnas irão parar.
• Cartões fora da validade ou que não são utilizados mais devem ser inutilizados.
• Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados.
• Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso. Infelizmente, muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas a você.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente