Participamos do

Queda na produção industrial pesará no cálculo do PIB

10:50 | Nov. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A queda na produção industrial de setembro será incorporada nas projeções sobre a variação o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. A avaliação é de Eduardo Velho, economista-chefe da INVX Global Partners. Ele acredita que o resultado mais negativo do que esperavam os analistas levará a uma revisão das projeções de mercado para o PIB para 0% neste ano.

O economista destaca que é preciso cautela para analisar a melhora apontada pela desaceleração da queda na comparação interanual no terceiro trimestre, que caiu 3,7% ante o mesmo período do ano anterior, enquanto no segundo trimestre deste ano a queda havia sido de 5,3% ante igual trimestre de 2013. "Não me parece estar indicando uma tendência mais positiva. Sinaliza apenas um ajuste feito pelo empresariado", diz.

Segundo ele, três fatores apontam que essa diminuição do ritmo de queda foi apenas um ajuste pontual. O primeiro é o fato de a "média móvel trimestral continuar negativa". O segundo é o fato de o indicador de difusão de crescimento, ou seja, o número de setores que registraram o maior crescimento na produção, ser inferior à média do ano passado. "E outra questão importante é que entramos num novo ciclo de aperto monetário, que vai desfavorecer ainda mais o indicador de renda ampliada e a demanda", diz Velho. Além disso, o economista salienta que o nível de estoque não está totalmente ajustado, especialmente no setor de bens duráveis. "Um exemplo disso é o setor automotivo", afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente