Participamos do

PIB pode cair com racionamento de energia, diz S&P

07:40 | Nov. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um racionamento de energia no ano que vem, provocado pela seca, pode pesar negativamente nas já fracas projeções de crescimento da economia brasileira para 2015, avalia a diretora-gerente de ratings soberanos da Standard & Poor�s (S&P), Lisa Schineller, em uma teleconferência para avaliar o cenário do Brasil no pós-eleições. A diretora da S&P disse que a agência trabalha no momento com a previsão de expansão entre 1% e 2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. "Se houver racionamento, claramente essa previsão será menor."

Ao falar da possibilidade de racionamento em 2015, Lisa destacou que também pode influenciar o cenário brasileiro a elevação dos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A expectativa da S&P é que no segundo trimestre do ano que vem as taxas subam, o que deve aumentar a volatilidade para o Brasil e outros emergentes, além de encarecer os custos de financiamento.

Segundo Lisa, o mercado financeiro brasileiro está muito ansioso pelos nomes da nova equipe econômica. Porém, mais que nomes, o que interessa para a agência de classificação de risco é qual será a política econômica que o ministro da Fazenda vai executar e o que terá apoio do governo e será aprovado no Congresso.

"Não é o nome do ministro da Fazenda per se. � a sinalização e execução de política pelo governo", disse Lisa, afirmando que essa é a fotografia que a agência vai avaliar, junto com as medidas econômicas que o Congresso vai aprovar. Mudança do ministro não indica mudança de política econômica, avaliou.

"Em tempos de expectativa do mercado para o ministro da Fazenda, os agentes vão ficar mais confortáveis com economistas vindo do mercado. Mas, do nosso ponto de vista, o que importa não é o que esta pessoa vai colocar na mesa, mas o que será endossado pelo governo e o que o Congresso vai aprovar."

Petrobras

Em vários momentos de sua apresentação, Lisa falou dos níveis muito baixos de confiança dos empresários e consumidores no Brasil e que Dilma precisa sinalizar mudanças e tomar medidas que resolvam essa questão. "Há uma extrema falta de confiança."

De acordo com a executiva, o escândalo de corrupção na Petrobras é outro exemplo dos desafios que a presidente Dilma Rousseff terá em seu segundo mandato, que já começa marcado por um Congresso fragmentado, níveis baixos de confiança dos empresários e atividade econômica fraca.

No caso da Petrobras, a S&P espera um aumento de preços dos combustíveis no Brasil neste pós-eleições, disse Lisa, sem especificar datas. A falta de reajuste amarrou as operações da petroleira e, nesse sentido, uma elevação dos preços dará maior margem de manobra à companhia em seus projetos de investimento, afirmou.

A S&P vai monitorar o Orçamento que deve ser aprovado pelo Congresso para 2015, mas por enquanto, o cenário base da agência é para a manutenção de um menor superávit primário e déficit mais alto. No curto prazo, a moeda brasileira deve continuar desvalorizada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente