PUBLICIDADE
Notícias

Petróleo recua com mercado à espera da Opep

09:40 | 17/11/2014
Os preços futuros do petróleo caem mais uma vez na manhã desta segunda-feira, com os investidores ainda de olho em indicativos de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) poderá reduzir a quantidade do produto à venda no mercado.

Apesar da queda, o petróleo permanece entre os níveis de negociação observados ao final da última semana. Segundo Adam Longson, analista do banco Morgan Stanley, espera-se que os preços do produto estejam voláteis nos próximos dias, à medida que o mercado aguarda o resultado da próxima reunião da Opep, marcada para o dia 27 de novembro.

A desvalorização ocorre em meio a notícias de que a produção de petróleo na Líbia tem diminuído devido a sinais de instabilidade no país, com o fechamento do campo de Sharara. Ainda assim, os preços futuros do produto seguem em queda. Na avaliação de Longson, isso ocorre porque, devido ao excesso de oferta dos últimos meses, o mercado aguarda uma intervenção da Opep para agir e elevar dos preços.

Longson espera que os preços do petróleo estejam mais firmes no primeiro semestre de 2015, impulsionados por um aumento da demanda no hemisfério norte com o inverno e um possível acordo da Opep para reduzir a produção.

As últimas previsões da Agência Internacional de Energia (AIE), no entanto, apontam para uma desvalorização em 2015. A entidade ressalta que a China, que ajudou a conter o excesso de petróleo ao montar reservas do produto, parece estar ficando sem espaço para armazenagem. Com isso, mais petróleo poderá chegar ao mercado no ano que vem.

Às 10h25 (de Brasília), o Brent para janeiro recuava 1,17%, a US$ 78,48 por barril, na plataforma eletrônica ICE, enquanto na Nymex, o petróleo para dezembro caía 0,84%, a US$ 75,17 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS