Participamos do

Honda inaugura parque eólico no Brasil

A fabricante japonesa escolheu o país, mais precisamente o litoral do Rio Grande do Sul, para erguer seu primeiro parque eólico do mundo
14:59 | Nov. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por meio da subsidiária Honda Energy do Brasil, a Honda apresentou seu primeiro parque eólico do mundo na última quarta-feira, 26. O parque, localizado na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, foi construído para suprir toda a demanda de energia da fábrica da Honda em Sumaré, no interior de São Paulo.

Foram investidos cerca de R$ 100 milhões na implantação integral do projeto de energia renovável, que além de não produzir poluentes, obtém energia de fontes tatalmente limpas. Além disso, foram demandados dois anos de estudo, além de dez meses de construção para que tudo ficasse pronto.

O parque conta com nove torres com 94 metros de altura, com 25 pás que pesam 15 toneladas cada e tem potencial para produzir 95.000 MW/ano com energia limpa, que corresponde à toda a produção anual da Honda - em média 120 mil carros. Quanto ao abastecimento, o parque é capaz de fornecer energia suficiente para uma cidade com aproximadamente 35 mil pessoas.

Com o parque eólico, a fabricante cortará cerca de 45% dos gastos com energia, que será totalmente “lançada” no Sistema Integrado Nacional (SIN) e utilizada normalmente na rede.
[FOTO2]

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

 

 

A iniciativa verde da Honda não deve estagnar no Rio Grande do Sul. De acordo com Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America, o objetivo é que em breve o abastecimento seja ampliado para outras fábricas da marca no Brasil: a fábrica de moto em Manaus e a de automóveis, ainda em construção, no interior de São Paulo.

Quanto à escolha do Rio Grande do Sul para sediar o primeiro parque eólico do mundo da Honda, Elbia Melo, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica destaca que o local possui grande potencial de produção desse tipo de energia, considerando que todo o estado é capaz de gerar energia suficiente para abastecer uma cidade como Porto Alegre, com 1,47 milhão de habitantes.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente