Participamos do

Holland: inflação convergirá para a meta no 3º trimestre

13:10 | Nov. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcio Holland, afirmou que a inflação de 0,42% em outubro é um resultado melhor do que o esperado por analistas de mercado. "Acreditamos que a inflação deverá ao longo do quarto trimestre convergir para as metas estabelecidas para dezembro", comentou. "É um quadro de inflação benigna porque há menos pressões sobre os itens que compõem a cesta do dia-a-dia das pessoas", destacou. Ele apontou que este resultado favorável da inflação leva em consideração a variação do câmbio registrada há algumas semanas.

Segundo Marcio Holland, houve inclusive alguma compensação das projeções de inflação de analistas de mercado, que consideravam uma inflação em outubro próxima a 0,48% e com uma taxa de câmbio mais elevada que a atual, ao redor de R$ 2,55. Ele acrescentou também que havia uma avaliação de especialistas de que a elevação dos combustíveis seria maior do que a realizada pela Petrobras, na quinta-feira, 6.

Perguntado se agora, com a inflação menor, o brasileiro poderia voltar a comer carne, Holland disse que o cidadão sempre consumiu este alimento e que agora a demanda está aumentado por conta das políticas sociais do governo que tem promovido ganho real de renda à população em geral. Recentemente, Holland esteve envolvido em polêmica, quando o preço da carne estava elevado, e sugeriu aos consumidores que substituíssem o produto por outras fontes de proteína, como frango e ovos. Ele acrescentou que hoje o brasileiro não está só comprando carnes, mas também outros bens e serviços que não adquiriam antes, entre eles maior acesso a viagens e lazer.

De acordo com Holland, o repasse do câmbio para a inflação precisa ser considerado de forma relativa, pois está vinculado a uma série de fatores, entre eles o ritmo de aquecimento do nível de atividade.

Holland destacou que o Brasil no segundo semestre está se recuperando, com resultados melhores do que os registrados na primeira metade do ano. Contudo, ele não mencionou que no primeiro semestre o País entrou em recessão, pois apresentou uma queda do PIB de 0,2% no primeiro trimestre e de 0,6% entre abril e junho, na margem. "A economia está se recuperando lenta e gradualmente, mas de forma consistente", comentou.

O Secretário de Política Econômica repetiu comentário feito nesta manhã pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, segundo o qual o País passará por um processo de transição de políticas anticíclicas para políticas de consolidação fiscal, num contexto global de melhora da economia dos países avançados. Holland participou de evento da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. ez os comentários enquanto participa de evento realizado pela FGV Projetos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente