Participamos do

Fiergs: atividade industrial do RS sobe 1% em setembro

15:20 | Nov. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A atividade industrial gaúcha subiu 1% em setembro com relação a agosto, sem os efeitos sazonais, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira, 6, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Apesar de ser a terceira alta consecutiva, não foi suficiente para evitar a queda no acumulado do ano, que soma 4,1%.

De acordo com a Fiergs, o bom resultado de setembro se deve principalmente à base de comparação baixa e ao calendário com dois dias úteis a mais do que o normal para o mês. Além disso, também influenciaram positivamente as promoções de vendas feitas para reduzir estoques, bem como a forte exportação de tabaco. Na comparação de setembro com o mesmo mês de 2013, a atividade da indústria gaúcha registra redução de 2,7%.

"Os últimos resultados evidenciam que pelo menos a situação parou de piorar, sem qualquer indicação, contudo, de que esteja em curso um crescimento sustentável", avaliou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, ao divulgar o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS).

Dos seis indicadores que compõem o IDI-RS, a única queda de setembro ante agosto ocorreu no emprego (-0,5%). O destaque do lado positivo ficou por conta do faturamento real, que avançou 15,2%, recuperando-se de um longo ciclo de desaceleração.

As compras totais subiram 5,2%, as horas trabalhadas na produção tiveram aumento de 2% e a massa salarial, de 0,3%. Já utilização da capacidade instalada ficou estável.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente