Participamos do

Estoque em unidades aumentou em outubro, revela Anfavea

12:40 | Nov. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O nível de estoque de veículos nas fábricas e concessionárias brasileiras aumentou para 413,4 mil unidades em outubro, ante 405,2 mil em setembro, divulgou na tarde desta quinta-feira, 6, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em número de dias, contudo, o estoque apresentou leve queda de um dia, para 40 dias. O aumento se deu principalmente nas fábricas.

Em unidades, o estoque apenas das concessionárias diminuiu de 282,9 mil para 281,8 mil na passagem de setembro para outubro. Já o das fábricas aumentou de 122,3 mil unidades para 131,6 mil. Em termos de dias, o das concessionárias diminuiu de 29 para 27 dias, enquanto o das fábricas aumentou de 12 para 13 dias.

Câmbio

A recente valorização do dólar ante o real melhora a competitividade brasileira nas exportações, mas ainda não é suficiente para um horizonte a longo prazo. A avaliação é do presidente da Anfavea, Luiz Moan. Segundo ele, o setor precisa de um câmbio que equilibre o custo de produção e o nível de exportação.

Questionado qual seria o patamar ideal, o presidente da Anfavea afirmou apenas que o melhor dólar para o setor foi a R$ 2,50 entre 2004 e 2005, quando a indústria automobilística brasileira mais exportou. Ele ponderou, contudo, que, mesmo com a volta desse nível, é preciso diminuir o custo de produção, que hoje está maior.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente