Participamos do

Comum, aditivado ou premium? Conheça as diferenças entre os combustíveis

A diferença entre os tipos de combustíveis comercializados no Brasil não ficam restritas ao valor por litro
16:10 | Nov. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Além da diferença no preço, a escolha do tipo de combustível pode interferir no desempenho do veículo. Portanto, seja comum, aditivado ou premium, é importante notar as diferenças existentes entre os combustíveis disponíveis no mercado brasileiro.

Confira uma lista em que constam as características dos combustíveis, baseada em dicas do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária):

Gasolina

Comum: A gasolina comum é o combustível que sai da refinaria acrescido de 25% de etanol anidro. Por não ter aditivos, ele é o menos recomendado, considerando que não existem substâncias que protegem o motor em sua fórmula. A longo prazo, alguns resíduos de combustão podem ficar depositados sobre as válvulas de admissão do motor, comprometendo a mistura de ar e combustível. Em médio prazo, a sujeira pode comprometer o funcionamento do veículo, ocasionando um aumento de consumo de combustível. Em médio prazo, a sujeira pode comprometer o funcionamento do veículo, ocasionando um aumento de consumo de combustível. Basicamente, a gasolina comum é igual em todas as marcas.

Aditivada: Também tem 25% de etanol anidro, mas esta já conta com aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor. Em geral, cada marca tem sua própria fórmula de aditivada e normalmente contam com detergentes e dispersantes que desprendem a sujeira que é, em seguida, eliminada pelo sistema de combustão.

Premium: Assim como os combustíveis anteriores, a Premium conta com os mesmos 25% de etanol anidro, mas vem com aditivos que ajudam na conservação e limpeza do motor,  assim como a gasolina aditivada. A principal diferença da Premium está relacionada à octanagem. Enquanto ela tem 91 octanas (ou IAD – índice antidetonante), a comum e a aditivada têm 87 octanas. Com mais octanagem, os motores mais potentes, principalmente, apresentam uma eficiência significativa, pois podem operar com maiores taxas de compressão.

Etanol

Comum: Deve cumprir os requisitos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que exige algumas especificações, como ter que ser límpido, transparente, isento de impureza, com graduações alcoólica entre 95,1% e 96%, ter PH neutro e uma tolerância muito pequena a minerais e metais, como ferro, sódio e cobre.

Aditivado: Assim como a gasolina aditivada, este é um combustível comum com adições de substâncias que ajudam na limpeza do motor. A diferença do álcool aditivado comercializado no Brasil é a tecnologia FMT (Friction Modification Technology), que otimiza a lubricidade do combustível, protegendo e reduzindo a fricção entre as partes móveis do motor.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente