PUBLICIDADE
Notícias

Centro-Oeste sustenta safra recorde de grãos, diz o IBGE

09:20 | 11/11/2014
A região Centro-Oeste vem puxando três anos consecutivos de recorde na safra de grãos no País, apesar das adversidades climáticas, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2014, o Centro-Oeste responderá por 82,1 milhões de toneladas da safra de grãos; seguida pelo Sul, com 72,3 milhões de toneladas; pelo Sudeste, com 17,8 milhões de toneladas; Nordeste, com 15,8 milhões de toneladas; e Norte, com 5,5 milhões de toneladas. O Mato Grosso liderou o ranking de maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 24,4%, seguido pelo Paraná (18,5%) e Rio Grande do Sul (15,6%), que somados representaram 58,5% do total nacional previsto.

"A Região Centro-Oeste está se tornando uma grande produtora de grãos. Era grande produtora de gado, que está cada vez mais confinado, cedendo espaço para plantações. O clima lá está normal e tem essa vantagem de conseguir duas safras, coisa que o Sudeste e Nordeste não conseguem", explicou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

Segundo ele, diante de adversidades climáticas em outras regiões, o Centro-Oeste vem salvando a safra nacional desde 2012. "Depois da estiagem de 2012, a safra ia deixar de ser recorde, mas plantou-se milho de segunda safra no Centro-Oeste, o que recuperou o total nacional", lembrou.

TAGS