Artesp amplia prazo para Sem Parar trocar tags
"O novo cronograma tem como objetivo não prejudicar os mais de dois milhões de usuários que ainda possuem tags da antiga tecnologia", afirmou a Artesp em nota. A empresa terá que trocar o tag modelo 5,8 GHz por um de 915 MHz. O modelo anterior entrou no mercado paulista há mais de 15 anos e sua comercialização está proibida em São Paulo desde março de 2013.
De acordo com a agência regulatória estadual, a ampliação do prazo foi necessária por causa da dificuldade das empresas que fornecem o aparelho de atender à grande demanda por tags de 915 MHz, mais eficientes e mais baratos para o consumidor.
A adoção do sistema de 915 MHz utilizou como base o tag estipulado em resolução federal para o Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav). Mas o Estado de São Paulo foi pioneiro no desenvolvimento e adoção do novo modelo nas rodovias paulistas, que também viabilizou a implantação do Sistema Ponto a Ponto, de cobrança de pedágio por trecho percorrido.
A mesma tecnologia de pedágio estabelecida em São Paulo foi adotada nas rodovias federais para o pagamento eletrônico de pedágios pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), para as rodovias estaduais paranaenses.
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