PUBLICIDADE
Notícias

ANP aprova venda de participação em bloco da Shell no ES

13:50 | 10/11/2014
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou na última reunião de diretoria a venda de participação do bloco BM-ES-23, na Bacia do Espírito Santo. A venda havia sido anunciada pela Shell em setembro, mas ainda aguardava a aprovação pela agência reguladora. A empresa anglo-holandesa vendeu 20% de participação no bloco para a petroleira tailandesa PTTEP, mas os valores não foram divulgados.

O bloco integra a área chamada de Parque dos Doces, próximo ao campo de Golfinho, no Espírito Santo. Também integram o consórcio do bloco a japonesa Inpex (15%) e a Petrobras (65%), que também é operadora da concessão. A venda foi aprovada na reunião de diretoria da agência reguladora realizada no último dia 31 de outubro, e a decisão foi publicada na última semana no site da autarquia.

A empresa tailandesa iniciou neste ano operações no Brasil. Em abril, ela adquiriu participação de 25% em quatro blocos (BAR-M-215, BAR-M-217, BAR-M-252 e BAR-M-254) na Bacia de Barreirinhas, no Maranhão. Na área, a petroleira é sócia da BG (75%).

As áreas no Maranhão foram arrematadas integralmente pela sócia britânica na 11ª Rodada de Leilões da ANP, em 2013. Ao todo, a BG pagou R$ 200 milhões pela concessão de dez blocos na região. A venda de 25% de participação em quatro áreas foi formalizada pelo valor de R$ 264 milhões.

TAGS