Participamos do

Alimentos fazem produção industrial cair em setembro

10:50 | Nov. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A estiagem no País já prejudica a indústria brasileira. O principal impacto sobre a redução de 0,2% na produção industrial em setembro ante agosto foi da queda de 4,1% na fabricação de produtos alimentícios no período, que eliminou o avanço de 0,8% do mês anterior, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, 4.

O setor de alimentos foi prejudicado pela estiagem, que afetou toda a cadeia produtiva, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. O principal produto com redução na produção foi o açúcar. "O açúcar teve a questão da estiagem, dos problemas climáticos. Isso tem contribuído especificamente para a queda desse item. Como o item é importante para essa atividade, justifica essa queda acentuada que o setor vem tendo", justificou Macedo.

O pesquisador afirma que a seca afeta toda a cadeia do setor alimentício, mas, no caso do açúcar, a safra foi antecipada por causa da estiagem e a produção ficou menor. Outros impactos negativos sobre o total da indústria em setembro vieram dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,3%), de produtos de metal (-2,6%) e de outros equipamentos de transporte (-2,7%), puxado pela menor produção de motocicletas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente