Participamos do

Weidmann critica programa de compra de ativos do BCE

10:00 | Out. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Jens Weidmann, criticou o programa de compra de ativos do Banco Central Europeu (BCE) em entrevista à revista alemã Focus, alertando que os contribuintes podem estar sujeitos a riscos de crédito ruins.

Para Weidmann, existe o perigo de que o BCE compre ativos de "qualidade inferior" e pague demais por eles, segundo a entrevista, que foi publicada neste domingo.

O alerta de Weidmann vem dias após o BCE ter divulgado detalhes de um programa de compra de ativos anunciado em setembro. Na quinta-feira, o presidente do BCE, Mario Draghi, disse que a instituição vai começar a comprar bônus cobertos a partir da segunda metade deste mês e títulos lastreados em ativos (ABS, na sigla em inglês) durante o quarto trimestre.

Na entrevista, Weidmann afirmou que as compras vão transferir os riscos de crédito de bancos privados para o BCE e contribuintes "sem a devida compensação".

Weidmann disse ainda que a zona do euro não conseguirá melhorar sua competitividade por meio da desvalorização de sua moeda. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente