Participamos do

S&P alerta sobre crédito no Brasil e outros países da AL

19:10 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A agência de classificação de risco Standard & Poor's fez um alerta nesta terça-feira, 7, para um risco de crise no mercado interno de crédito de quatro países da América Latina, entre eles o Brasil.

Em relatório, a agência lembrou que a região experimentou um "boom" no mercado interno de crédito ao longo da última década, em razão do crescimento sólido da economia, da classe média emergente e do aumento na formalização do mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, quatro países registraram expressivas altas nas taxas de juros nos últimos anos: Brasil, Colômbia, Bolívia e Paraguai.

Nesses países, as taxas subiram em média 10% ao ano desde 2008 e, em relação ao Produto Interno Bruto, o crédito subiu cerca de 10 pontos percentuais no mesmo intervalo. Na avaliação da S&P, esses avanços costumam anteceder crises financeiras. "Especialmente quando o crescimento do crédito em baseado em hipotecas, a gestão de risco é frágil e a economia é fortemente dolarizada", disse o analista Richard Francis, da S&P.

A agência informou que está monitorando os quatro países para tentar visualizar indícios de bolhas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente