Participamos do

Governo tenta acelerar consignados

09:20 | Out. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Depois de lançar pacote de estímulo ao crédito como ferramenta para impulsionar a economia, o governo trabalha para retirar qualquer empecilho que dificulte a concessão dos financiamentos. Nesta semana, atendeu a uma reclamação antiga dos bancos: ampliou em 60% o limite diário de processamento de empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para liberar o crédito consignado aos aposentados e pensionistas, os bancos fazem um procedimento conhecido como "rotina batch" com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Ligada ao Ministério da Previdência Social, a empresa é responsável por checar a veracidade das informações dos clientes no banco de dados do INSS, além de conferir a margem de comprometimento do interessado na operação - o segurado não pode ter comprometido mais de 30% do benefício com dívidas.

Nesta semana, cada banco passou a poder enviar, por dia, até 104 mil propostas para processamento, em comparação aos 65 mil pedidos anteriores. Esse processo é feito por troca de arquivos e leva, em média, três dias.

A Dataprev ampliou de 50 para 80 arquivos diários por instituição, com um total de até 1.300 registros (ou propostas de empréstimos) por arquivo, a critério do banco.

Esse limite, segundo a Dataprev, foi imposto para "organizar o fluxo da comunicação de dados". Os bancos, porém, reclamavam que era um empecilho na oferta desse tipo de empréstimo e que uma parcela dos pedidos nem chegava a ser analisada pela empresa. "A Dataprev esclarece que todas as requisições de empréstimo enviadas diariamente à empresa têm sido processadas normalmente. Não há, no momento, nenhum arquivo pendente ou retido", informou a empresa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente