PUBLICIDADE
Notícias

Demanda doméstica por passagem aérea sobe 3% em setembro

10:40 | 21/10/2014
A demanda doméstica por passagens aéreas cresceu 3% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, divulgou na manhã desta terça-feira, 21, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais companhias aéreas brasileiras (TAM, Gol, Azul e Avianca). No acumulado do ano até o mês passado, a demanda expandiu 5,9%. A demanda por voos domésticos no trimestre também avançou 3%.

 

A instituição destaca que houve um dia útil a mais em setembro de 2014 em relação ao mesmo mês do ano passado, o que impulsionou o resultado. O trabalho das empresas para promoverem seus produtos e serviços em um momento de baixa no mercado corporativo também contribuiu para esse desempenho, considerado positivo pela entidade.

 

Já a oferta de voos domésticos registrou crescimento em setembro pela primeira vez desde janeiro, de 1,3% em relação ao mesmo período de 2013. Com a demanda se expandindo ligeiramente acima, a taxa de ocupação seguiu em alta, de 1,3 pontos porcentuais, para 78,67%. No total, foram embarcados ao longo do mês passado 6,7 milhões de passageiros, alta de 3,8%.

 

Em participação de mercado, a TAM segue na liderança, pelo critério de RPK (passageiro-quilômetro transportado), respondendo por uma fatia de 38,4%, seguido pela Gol, com 35,3%, Azul (17,3%) e Avianca (9,1%).

 

No mercado internacional, o crescimento da demanda também foi classificado como "bastante positivo" para setembro, com uma expansão de 8,7%. Já a oferta foi ampliada em 1,8%, levando a taxa de ocupação a avançar 5,5 pontos porcentuais, para 85,4%. No segmento, a TAM tem 85,7% do mercado, enquanto a Gol ficou com 14,5%. As duas empresas embarcaram juntas 410 mil passageiros no mês, 7,6% a mais que em agosto de 2013.

TAGS