PUBLICIDADE
Notícias

Alta de juro nos EUA depende de crescimento mundial

21:50 | 11/10/2014
O vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, disse neste sábado que o timing da primeira elevação da taxa de juro pelo banco central norte-americano em anos dependerá do crescimento econômico mundial. "Se o crescimento mundial estiver muito mais rápido, os juros subirão antes. Se a economia mundial estiver crescendo mais lentamente, é bem provável que isso ocorra mais tarde", disse.

A expectativa do mercado é de o aperto monetário no país tenha início por volta de junho do ano que vem. A taxa básica de juro está próxima de zero desde dezembro de 2008.

Neste sábado, ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G20 ressaltaram que o Federal Reserve e outros BCs devem comunicar com clareza suas intenções, para que economias emergentes tenham tempo de se preparar e evitar choques como o ocorrido no ano passado, quando o Fed anunciou que estava considerando reduzir suas compras mensais de bônus.

"Temos feito o possível, dentro dos limites da incerteza que cerca as previsões, para preparar o mercado para o que vem pela frente", disse Fischer. Fonte: Associated Press.

TAGS