Participamos do

Veículos do Mercosul terão placas unificadas

A proposta procura seguir um padrão similar ao europeu, mas com os limites de códigos de cada nação, as combinações ainda não foram determinadas
18:13 | Set. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Representantes de cada país do Mercosul - bloco econômico da América do Sul composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela - se reuniram pela sexta vez em Buenos Aires, na Argentina, para definir a proposta de uma placa única de identificação para seus veículos.

Até 2018, o modelo de chapa com identificações do padrão deve estampar 100 milhões de veículos. A unificação tem como principais argumentos a segurança jurídica dos deslocamentos fora do país e a facilitação pelo livre deslocamento entre fronteiras dos países-membros do bloco.

"A decisão de adotar um padrão para os veículos da região representaria um avanço no processo de consolidação do Mercosul como um espaço de interesses comuns na América do Sul", afirmou Julio Alak, ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto de unificação de placas foi anunciado em 2012 e a ideia é começar a padronização pelos veículos de carga e passageiros (caminhões e ônibus) para depois iniciar o emplacamento dos carros de passeio.

Além de uma sequência de letras e números, carros e utilitários serão identificados por bandeiras e siglas da respectiva nação.

A partir de 2016, a proposta pode se tornar obrigatória em todos os carros que venham a ser licenciados nos referidos países. Entretanto, a proposta ainda depende de mais aprovações.

>> Leia mais sobre carros e motos.

Redação O POVO Online



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente