Participamos do

SAC quer publicar até dezembro licitações de aeroportos

14:10 | Set. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) planeja publicar até o final do ano as primeiras licitações para obras nos aeroportos contemplados pelo Programa de Aviação Regional. Segundo o secretario executivo Guilherme Ramalho, já foram concluídos 220 estudos de viabilidade e estão em elaboração os projetos de intervenções em 140 terminais.

"A gente tem 5.600 municípios, tem que ter mais de 120 aeroportos. Temos uma política estruturada agora. É uma política integrada, com as obras e o incentivo econômico", afirmou Ramalho, durante seminário sobre integração aérea na América Latina, promovido pela União das Nações Sul Americanas (Unasul). "Teremos um período intenso de licitações", completou.

A previsão inicial do governo era lançar as licitações das obras em 100 aeroportos ainda em 2013, mas o cronograma passou por reformulação para incorporar todos os terminais previstos no programa. "A questão das datas envolve uma escala muito grande, pois as licitações dependem de licença ambiental e desapropriação, a depender do caso", explicou o secretário executivo da SAC.

Os terminais passaram por vistorias e estudos de viabilidade realizados por técnicos do Banco do Brasil, responsável pela coordenação das licitações. "Nos últimos quatro anos tivemos um ciclo de expansão muito forte nos grandes centros, com aumento de 80 milhões de passageiros em capacidade dos aeroportos e R$ 11 bilhões investidos. Acho que nos próximos quatro anos teremos um novo ciclo com os aeroportos regionais", completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente