Participamos do

Intenção de consumo atinge menor nível, diz FecomercioSP

17:40 | Set. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O interesse dos paulistanos por compras de produtos e contratação de serviços atingiu mais um recorde negativo em agosto, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou para 107,9 pontos no mês passado, o menor nível de toda a série histórica, que começa em agosto de 2009. Essa pontuação representa uma queda de 13,5% na comparação com agosto do ano passado e recuo de 1,4% ante julho deste ano.

Segundo a FecomercioSP, essa é a primeira vez desde o início da pesquisa que três dos sete itens avaliados estão abaixo dos 100 pontos, o que indica insatisfação das famílias. Os itens abaixo desse nível são Perspectiva de consumo (98,3 pontos), Nível de consumo atual (83,3 pontos) e Momento para duráveis (90,9 pontos).

"Esse cenário evidencia que as famílias decidiram gastar menos e estão inseguras com relação ao futuro", explicou a FecomercioSP, em nota. Os economistas da instituição afirmaram que esses fatores são influenciados pelo elevado patamar de inflação e de juros, os quais elevam os preços de produtos e serviços e reduzem o poder de compra das famílias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente