Participamos do

UE importa 7% menos do País nos primeiros 5 meses do ano

15:50 | Ago. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A corrente de comércio entre a Europa e o Brasil está em contração. Dados apresentados nesta segunda-feira, 18, pela Agência de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) mostram que as importações de produtos brasileiros e a exportação de itens europeus para o País caíram 7% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. Os dados mostram ainda que o Brasil continua como a terceira maior fonte de superávit comercial para os europeus.

Segundo o Eurostat, os 28 países da União Europeia compraram 12,8 bilhões de euros em produtos brasileiros no acumulado de janeiro a maio. O valor é 7% menor que o registrado um ano antes. Ao mesmo tempo, as exportações de empresas europeias para o mercado brasileiro somaram 15,5 bilhões de euros no mesmo período, valor também 7% inferior.

Com esse resultado, a relação comercial entre a UE e o Brasil terminou os cinco meses com superávit comercial de 2,7 bilhões de euros para os europeus. Isso quer dizer que a Europa exporta mais do que importa do Brasil. O saldo comercial de 2014 é 7% menor que o visto em igual período do ano passado, quando o saldo comercial era ainda mais favorável para os europeus: 2,9 bilhões de euros.

O resultado mantém o Brasil como a terceira maior fonte de superávit para o comércio exterior europeu fora do mercado único. O País só está atrás dos Estados Unidos (superávit de 41,8 bilhões de euros para os europeus) e Turquia (8,3 bilhões de euros).

Entre os demais emergentes, a Europa tem déficit de 50,9 bilhões de euros com a China, saldo negativo de 38,6 bilhões de euros com a Rússia e déficit de 1,7 bilhão com a Índia. Entre os emergentes, além da Turquia e Brasil, só a Coreia do Sul também gera superávit aos europeus. Em cinco meses, foram 300 milhões de euros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente