Participamos do

Serasa prevê vendas mais fracas para o Dia dos Pais

12:10 | Ago. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas para o Dia dos Pais devem ter um crescimento fraco neste ano, projetou Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. "Como a poupança das famílias está mais baixa, significa que a capacidade de endividamento e consumo está na mesma situação", explicou.

Rabi lembrou que, em 2014, todas as pesquisas feitas pelo Serasa em datas comemorativas mostraram um desempenho muito aquém do que se esperava. "Muito provavelmente as vendas no Dia dos Pais terão um desempenho modesto para o varejo", disse.

Mais cedo, a Serasa e o Ibope Inteligência divulgaram o Indicador de Educação Financeira (IndEF). O detalhamento da pesquisa mostrou que a formação de poupança teve uma ligeira piora na passagem de 2013 para 2014, de 6,7 para 6,6. O indicador compreende uma escala de 0 a 10. Apesar da queda marginal, Rabi afirmou que a piora foi observada em todas as faixas de renda. Segundo o indicador, a categoria acima de dez salários mínimos apresentou o pior resultado, com apenas 57% dos consumidores com vencimentos declarando formar poupança, ante 76% em 2013.

Para o economista da Serasa, a inflação mais elevada no primeiro semestre deste ano impactou os níveis de poupança das famílias. Ele lembrou que, quando os preços sobem, especificamente por um choque dos alimentos, costuma-se gerar um problema de caixa nas famílias e, consequentemente, diminui a capacidade de formação de poupança.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente