Participamos do

IPC-Fipe sobe 0,34% em SP na 2ª quadrissemana do mês

08:00 | Ago. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) registrou alta de 0,34% na segunda quadrissemana de agosto, na cidade de São Paulo. Na primeira leitura deste mês, o índice havia apresentado avanço de 0,21%. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas de 14 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, que iam de uma alta de 0,24% a 0,38%, e acima da mediana de alta de 0,29%. Na comparação com a segunda quadrissemana do mês anterior, o IPC-Fipe registrou aceleração. Naquela leitura de julho, o índice tinha apresentado avanço de 0,04%.

Os preços no grupo de Habitação tiveram a maior inflação da segunda quadrissemana deste mês, de 1,15%. Esta é quarta quadrissemana consecutiva em que o grupo apresenta aceleração. Outras quatro das sete categorias acompanhadas pelo indicador registraram inflação no período. Os preços em Despesas Pessoais subiram 0,83%, ante alta de 0,95% na leitura anterior, e em Educação avançaram 0,35%, mesmo patamar da 1ª quadrissemana deste mês.

Os grupos de Saúde, que apresentou alta de 0,31%, de uma alta de 0,41% na leitura anterior, e Transporte, com inflação de 0,11%, ante alta de 0,05% no período anterior, tiveram as menores altas de preço entre os setores acompanhados no período.

Duas categorias apresentaram diminuição dos preços na segunda quadrissemana de agosto. Vestuário registrou redução de 0,54%, mais intensa do que a queda de 0,51% da 1º quadrissemana de agosto, e Alimentação caiu 0,63%, ante queda de 0,67% da leitura anterior. Os alimentos vêm apresentando queda nos preços há oito medições consecutivas e o Vestuário registra deflação há cinco leituras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente