Participamos do

IBGE evita falar em recessão técnica

11:20 | Ago. 29, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A gerente da Coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palisa, evitou falar em recessão técnica quando perguntada diretamente sobre o assunto, na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre. Nesta sexta-feira, 29, o IBGE informou que o PIB do segundo trimestre recuou 0,6% ante o primeiro e revisou o resultado de janeiro a março ante o quarto trimestre de 2013, de 0,2% para -0,2%.

Rebeca também refutou uma comparação com a retração na virada de 2008 para 2009, auge da crise internacional. "As taxas são bastante diferentes. As quedas de 2008 e 2009 são bastante pronunciadas", afirmou Rebeca, em entrevista. Após a apresentação dos dados, a gerente do IBGE reforçou que o instituto considera as variações entre -0,5% e 0,5% como estabilidade.

Além disso, as revisões estatísticas das variações do PIB na comparação com ajuste sazonal, entre um trimestre e o outro imediatamente anterior, são feitas a cada divulgação trimestral. Assim, a variação de -0,2% no primeiro trimestre de 2014 ante o último de 2013 pode passar novamente ao terreno positivo.

"As variações muito grandes, tanto para cima quanto para baixo, são revistas, mas não mudam de sinal. As variações muito próximas do zero, como esse -0,2%, podem modificar (de sinal) no trimestre seguinte", afirmou Rebeca.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente