PUBLICIDADE
Notícias

Google pede autorização para testar moto autônoma na Califórnia

Neste ano, a empresa apresentou testes com um carro sem volante e pedais; e agora trabalha em um veículo de duas rodas sem piloto

13:24 | 18/08/2014
NULL
NULL

Levado a frente pelo engenheiro Anthony Levandowski, o projeto da motocicleta autônoma do Google segue para a fase de testes.

A gigante da internet já solicitou ao governo da Califórnia, nos Estados Unidos, uma autorização para testar o veículo pelas vias públicas, embora ainda nao tenham sido revelados detalhes sobre o programa. Não se sabe, por exemplo, se ela funcionará com passageiros e nem qual sistema tecnológico dará estabilidade na pista.

Em 2004, Levandowski trabalhou em um projeto parecido para a agência americana DARPA, mas a empresa depois parou com os testes. O engenheiro desenhou e produziu um protótipo de moto, intitulado Ghostrider. Ao invés de giroscópios, usados em aguns veículos elétricos de duas rodas; a motocicleta utilizava um estabilizador de direção digital. Ela também era capaz de se equilibrar e andar sozinha, dispensando a presença de um piloto.

De acordo com Ron Medford, diretor do programa de segurança para o carro do Google, a intenção da companhia de testar formas alternativas de transporte autônomo sempre existiu.

 

Redação O POVO Online

TAGS