PUBLICIDADE
Notícias

Ford cria sistema com faróis que se ajustam a luzes do caminho

Batizados de Full-LED, eles estarão disponíveis no Novo Mondeo, modelo a ser lançado em breve na Europa

17:05 | 14/08/2014
NULL
NULL

A produtora de automóveis estadunidense, Ford, decidiu investir agora em faróis que tornam o caminho mais visível para o motorista.

O sistema criado avalia fatores como luz ambiente e velocidade, possibilitando, por exemplo, que os faróis projetem fachos mais longos em trechos de alta velocidade ou mais baixos em vias bem iluminadas.

O sistema de faróis adaptativos ajusta o ângulo e a intensidade da luz, de acordo com as condições durante o tráfego. A inovação permite até que cantos de pista em curvas mais lentas sejam iluminadas.

Levando em conta o diâmetro reduzido das lâmpadas de LED, os faróis proporcionam também uma nova aparência ao carro, podendo formar padrões e criar efeitos especiais de iluminação, já que podem ser controlados individualmente. Por produzirem menos calor, os LEDs permitem que componentes e lentes internas de plástico possam ser utilizadas.

"No Novo Mondeo, criamos faróis com um design extremamente fino, que não teria sido possível com lâmpadas halógenas tradicionais. A tecnologia LED nos permitiu fazer isso, além de excelente claridade.”, explicou Chris Hamilton, designer chefe da Ford.

De acordo com a Ford, o recurso tecnológico deve ser, aos poucos, incorporado a outros modelos da empresa. A novidade também inaugura a possibilidade de que os designers venham a utilizar mais cores ou gradações no desenho da luz.

Redação O POVO Online

TAGS