Participamos do

Antaq: embarque para os EUA e o Japão cai no 1º semestre

11:30 | Ago. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O volume de carga enviada pelos portos e terminais privativos brasileiros para o exterior recuou quando o destino foram tradicionais clientes de matérias-primas do País. O volume enviado para os Estados Unidos caiu 5% no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013, somando 10,865 milhões de toneladas neste ano. Para o Japão, o volume caiu 8% entre os semestres, registrando 15 milhões de toneladas.

O Brasil também reduziu o volume de exportações para a Holanda (14%) e a Coreia do Sul (9%). Na contramão, o Brasil importou 28% menos produtos da Argentina e 20% da Espanha. Em compensação, as importações dos EUA cresceram 24%. Um alta significativa foi verificada também na corrente de comércio com a China, de onde o Brasil importou 31% mais e exportou em volume de carga 14% a mais que no primeiro semestre do ano passado.

Os dados constam no balanço semestral de movimentação de carga divulgado nesta quinta-feira, 14, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo a agência, o Porto Santos (SP) registrou uma queda global de 2% no volume de carga movimentado entre janeiro e junho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente