Participamos do

AIE destaca alta na produção brasileira de petróleo

10:20 | Ago. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Internacional de Energia (AIE) usou tom elogioso para classificar o aumento da produção de petróleo observada no Brasil nos últimos meses. Relatório mensal divulgado nesta terça-feira, 12, não classifica o crescimento do segundo trimestre como "excepcional". O início da operação em novos campos de exploração, como Roncador e Caratinga, além do fim de manutenções programadas, ajudaram, diz a AIE.

Dados da Agência mostram que a produção de maio atingiu 2,3 milhões de barris diários no Brasil. "Esse é um fim de trimestre excepcional para o setor e os volumes do segundo trimestre de 2014 serão até 180 mil barris diários maiores que o visto um ano antes", diz o relatório.

A AIE explica que a produção brasileira reagiu nas últimas semanas com o início da produção da P-62 em Roncador e da P-48 em Caratinga, na área de exploração do pré-sal. Além disso, a manutenção da P-51 em Marlim Sul foi encerrada, o que também ajudou a aumentar os volumes. A Agência também reconhece o esforço da Petrobras em aumentar a eficiência e o Programa de Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef) da companhia que "está rendendo resultados".

"A eficiência operacional média acima de 91% em todas as unidades de produção da empresa em junho foi o nível mais alto em vários anos", diz o relatório da AIE. Para os próximos meses, a entidade destaca o início operacional da P-61 e as áreas de exploração de Ilhabela e Mangaratiba.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente