PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura e Anvisa colam selos de categorização em restaurantes da Varjota

A ação foi executada pela Secretaria Regional II e pela Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

11:01 | 01/07/2014
Após realizar a categorização de qualidade dos restaurantes do Polo Gastronômico da Varjota em maio, a Prefeitura de Fortaleza e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colaram os selos indicativos das notas recebidas pelos estabelecimentos. Foram inspecionados 68 restaurantes, bares e lanchonetes. Destes, 26 receberam A (a nota mais alta), 37 foram classificados na categoria B e quatro na categoria C. Registrou-se também um estabelecimento pendente (que apresentou condição insatisfatória, podendo se manter em funcionamento após a correção das devidas falha).

A ação foi executada pela Secretaria Regional II e pela Célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em restaurantes, bares e lanchonetes, situados no quadrante formado pelas ruas Ana Bilhar e Frei Mansueto e as avenidas Antônio Justa e Senador Virgílio Távora. Os estabelecimentos com algum problema que tenha impedido sua permanência no projeto encontram-se em monitoramento pela equipe de Vigilância Sanitária da Regional II para serem adequados.
 
Categorização Anvisa
 
A categorização tem por base o Projeto Piloto da Anvisa, regido pelo Regulamento RDC nº 216 de 15/09/2004. No Projeto, diversos itens são avaliados, entre eles controle de qualidade do alimento (matéria prima e alimento pronto para consumo), limpeza, organização, higiene e conservação.
 
O Projeto vem sendo executado há um ano, em duas etapas. A primeira com função primordialmente educativa, com o objetivo de que os restaurantes se ajustassem aos padrões de qualidade estabelecidos pela Anvisa. A segunda etapa foi a avaliação final com a categorização e colagem do selo nos estabelecimentos.
Redação O POVO Online

TAGS