Participamos do

FecomercioSP: 49,6% das famílias paulistanas têm dívida

11:10 | Jul. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Praticamente metade das famílias paulistanas (49,6%) afirmou ter algum tipo de dívida em junho, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em números absolutos, o levantamento aponta 1.777.539 famílias endividadas em junho na cidade de São Paulo.

Na comparação com maio, o indicador caiu 1,6 ponto porcentual. Já em relação a junho do ano passado, a queda na proporção de endividados foi de 3,9 pontos porcentuais.

A redução do nível de endividamento na capital paulista, para os economistas da FecomercioSP, pode ser justificada mais pela cautela dos consumidores na contratação de novos financiamentos do que pela melhoria dos indicadores econômicos. "A percepção de empresários e consumidores sobre a economia brasileira, inclusive, tem deteriorado mês após mês, conforme apontam as recentes pesquisas de confiança divulgadas pela Federação", afirmaram, em nota. "Temerosos pelo cenário de inflação elevada, alta nas taxas de juros e menor crescimento da renda, os paulistanos passam a reduzir o apetite por crédito".

O cartão de crédito segue como o vilão das famílias e é o principal meio para adquirir dívidas - 69,8% se endividaram dessa maneira. A proporção é bem maior que os carnês (14,2%), o crédito pessoal (11,8%), o cheque especial (6,3%) e o crédito consignado (4,8%). Os financiamentos de veículos e imóveis residenciais abrangem 20,1% e 12,9% do total, respectivamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente