PUBLICIDADE
Notícias

China vê iPhone como ameaça à segurança nacional

17:00 | 11/07/2014
Uma emissora de televisão estatal chinesa definiu a função de localização do iPhone como um "problema de segurança nacional", na mais recente reação contra empresas de tecnologia norte-americanas. Na sua transmissão nacional do meio-dia, a TV estatal criticou a função de localização do sistema operacional iOS7, da Apple, que rastreia e registra movimentos do proprietário.

Foram citados pesquisadores que dizem que pessoas com acesso a esses dados poderiam obter informações sobre a situação da China e até mesmo "segredos de Estado". A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As empresas de tecnologia americanas têm encontrado um ambiente delicado na China desde o ano passado, quando o ex-funcionário do serviço de inteligência americano, Edward Snowden, afirmou que a de Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos estava espionando líderes chineses, e que empresas de tecnologia americanas estariam fornecendo dados para Washington.

A reportagem da rede de TV chinesa citou as divulgações de Snowden e destacou que autoridades afirmam que a China precisa de leis mais fortes de proteção de dados, com a Apple tendo que "assumir qualquer responsabilidade legal" se algum vazamento de dados gerar danos ao país.

Para a Apple, a transmissão é um retrocesso em um país onde o iPhone é muito popular entre autoridades e executivos. A primeira-dama da China, Peng Liyuan, foi fotografada usando um iPhone no ano passado, mas, desde então, mudou para uma marca local. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS