Chefes de Estado pedem solução para conflito
Os chefes de Estado dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reafirmaram ontem o compromisso de contribuir para uma solução “abrangente, justa e duradoura” para o conflito entre Israel e Palestina. Na Declaração de Fortaleza, firmada após a 6ª Cúpula do Brics, os representantes apontaram que a resolução do conflito é fundamental para a construção de uma paz duradoura no Oriente Médio.
No documento, os líderes conclamam o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas a exercer plenamente suas funções no que diz respeito ao conflito israelo-palestino. “Opomo-nos à continuada construção e à expansão dos assentamentos nos Territórios Palestinos Ocupados pelo governo israelense, que violam o direito internacional, solapam gravemente os esforços de paz e ameaçam a viabilidade da solução de dois Estados”, diz a declaração.
O Brics também apoia o governo do Iraque nos esforços para superar a crise, preservar a soberania nacional e a integridade territorial no país. O grupo pediu que os atores regionais e globais se abstenham de interferências que possam agravar a crise na região e apoiem o governo e o povo iraquianos para superar a crise
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineO uso de armas químicas e o terrorismo foram condenados na declaração do Brics, que também manifestou preocupação com a violação de direitos e a situação humanitária na Síria. (Agência Brasil)
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente