Participamos do

Borges: acordo UE-Mercosul pode ter oferta este ano

15:20 | Jul. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, disse que não está descartada a possibilidade de uma troca de ofertas ainda esse ano entre Mercosul e União Europeia para um acordo de livre comércio.

Ao deixar o Palácio do Itamaraty, onde participou de almoço em homenagem ao presidente chinês, Xi Jinping, Borges afirmou que a informação de que a troca de ofertas ficou para 2015 "não confere". Ele disse que o bloco do cone sul aguarda uma manifestação da Europa para avançar nas negociações. "Nós construímos uma proposta do Mercosul e precisamos de uma sinalização dos europeus", afirmou.

Com a vitória de partidos conservadores na renovação do parlamento europeu, ficou mais difícil fazer avançar as negociações esse ano. Na semana passada, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a presidente Dilma Rousseff se encontram e se comprometeram com o avanço das negociações. A última data para que ocorresse a troca de ofertas era em junho, o que acabou não se realizando.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente