PUBLICIDADE
Notícias

S&P rebaixa rating da África do Sul de BBB para BBB-

14:10 | 13/06/2014
A agência de classificação de riscos Standard & Poor's rebaixou o rating de longo prazo em moeda estrangeira da África do Sul de BBB para BBB- e o rating de longo prazo em moeda local de A- para BBB+. A perspectiva é estável.

"O rebaixamento reflete nossa expectativa de baixo crescimento do PIB da África do Sul, em um cenário de déficits em conta corrente relativamente altos e aumento da dívida pública, bem como a volatilidade potencial e custo do financiamento externo", destacaram os analistas da S&P no comunicado enviado à imprensa.

No comunicado, a agência destacou os efeitos negativos da greve no setor de platina que se arrasta desde janeiro, que levou, entre outros fatores, o Produto Interno Bruto (PIB) a contrair no primeiro trimestre de 2014 e que provavelmente irá deprimir o crescimento no segundo trimestre também. A paralisação levou a uma contração de 25% da atividade de mineração e produção extrativa e se encerrou nesta semana.

Para os analistas, a perspectiva estável reflete a visão de que "as tensões trabalhistas atuais serão resolvidas e que o desempenho econômico medíocre não afetará o equilíbrio fiscal e externo da África do Sul para além das nossas expectativas revisadas".

TAGS