PUBLICIDADE
Notícias

Godinho: soja e automóveis puxam queda das exportações

17:50 | 02/06/2014
A queda das exportações brasileiras em maio foi puxada por soja, minério de ferro, automóveis e autopeças, avaliou há pouco o secretário de comércio exterior do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho. No caso dos dois primeiros itens, a redução nos valores exportados é explicada pela queda nos preços internacionais das commodities em relação a 2013. A retração nas exportações de automóveis e autopeças se deve à menor demanda da Argentina. "Mesmo nesse cenário tivemos um resultado positivo da balança comercial em maio", afirmou.

Godinho avaliou que a queda nas vendas externas de soja no mês passado foi sazonal. "O importante é que temos um crescimento expoente no acumulado do ano", disse. "A soja ainda entrará forte na balança", completou. Ele destacou também a melhora na chamada conta-petróleo, em função do aumento das exportações e redução das importações de petróleo e derivados. "Essa continuará sendo a tendência para o ano", disse.

Godinho afirmou que as informações da Petrobras são de que o aumento da produção e das exportações será mais forte no segundo semestre. "No ano passado, fechamos com um déficit na conta petróleo de US$ 20 bilhões. Esse ano, fechará em um valor menor que isso", previu. As vendas externas somente de petróleo cresceram 28% no mês passado em relação a maio de 2013.

TAGS