Participamos do

Demanda cresce em maio

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a demanda doméstica cresceu 4,3% em maio, em comparação ao mesmo período do ano anterior
11:00 | Jun. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 4,3% em maio ante igual período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 24, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne as quatro principais companhias brasileiras, TAM, Gol, Azul e Avianca. O crescimento mostra um arrefecimento do ritmo de crescimento em relação ao verificado nos quatro primeiros meses do ano, quando a média ficou acima de 8%.

 

Já a oferta de transporte aéreo doméstico, medida por assentos-quilômetros disponíveis (ASK), voltou a recuar, em baixa de 1,3%. Com isso, a taxa de ocupação atingiu um recorde para o mês de 78,6%. Ao longo dos cinco primeiros meses do ano, o aproveitamento médio nos voos nacionais está em 79,4%.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pela avaliação dos totais móveis (série consolidada de resultado de 12 meses), a aviação nacional cresce a uma taxa anualizada de 6,5%, enquanto a oferta cai 1,3%. O número de passageiros embarcados em maio somou 6,5 milhões, crescimento de 2% frente o mesmo mês do ano passado. No ano, o total supera 35 milhões de passageiros nos voos dentro do País. No mês passado, a TAM respondeu por 38,4% do mercado, mantendo a liderança, enquanto sua principal concorrente, a Gol ficou com 35,7%. A Azul abocanhou 17,3% e a Avianca, 8,6%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente