PUBLICIDADE
Notícias

Castelão deve receber 19 mil turistas estrangeiros

Dos 58 mil espectadores esperados para a partida, 31,9 mil serão turistas

14:24 | 23/06/2014

Para o jogo desta terça-feira, 24, entre Grécia e Costa do Marfim, são esperados 19.140 turistas estrangeiros no Estádio Castelão, segundo a Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Esta será a quarta partida disputada em Fortaleza, e vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. A estimativa da Setur é de que o público para o jogo seja de 58 mil pessoas, sendo 26.100 da Região Metropolitana de Fortaleza (45%), 12.760 turistas nacionais (22%) e 33% de turistas internacionais.

Assim como nos dois últimos jogos (Brasil x México e Alemanha x Gana) mais da metade dos turistas que assistirão ao jogo é estrangeira, vindos principalmente dos Estados Unidos (29,39%), Inglaterra (8,48%) e Alemanha (7,27%). Entre os turistas nacionais, os principais mercados emissores são: São Paulo (23,64%), Interior do Ceará (16,82%), Rio Grande do Norte (9,09%) e Piauí (6,82%).

De acordo com a FIFA, não foram registradas vendas para gregos ou marfinenses nos seus países de origem. “Isto não significa que não receberemos turistas da Grécia e da Costa do Marfim. Em geral, residem em outros países e virão de outros Estados para o Ceará, utilizando voos domésticos ou ônibus interestaduais”, acredita o secretário do Turismo, Bismarck Maia.

 

Primeiros jogos

Nos três primeiros jogos da Copa do Mundo realizados em Fortaleza (Uruguai x Costa Rica, Brasil x México, e Alemanha x Gana) o Estádio Castelão recebeu 178.642 torcedores, uma média de 59.547 expectadores por partida. De acordo com dados da Fifa, o Castelão registrou ocupação de 93% dos assentos nos três primeiros jogos. O estádio irá sediar outras três partidas: Grécia x Costa do Marfim, nesta terça-feira, pela primeira fase, além de um jogo das oitavas de final e outro das quartas de final.

Do total de torcedores, 133.266 são turistas (74%), o que dá uma média de 44.422 turistas por jogo, sendo 42% estrangeiros e 32% turistas brasileiros, segundo o Ministério do Esporte. “Esses números são surpreendentes. Nunca Fortaleza recebeu num espaço tão curto de tempo um número tão grande de turistas nacionais e internacionais”, disse o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa. “A gente sempre teve a compreensão de que Fortaleza receberia um número de turistas expressivo. E o que tinham nos informado é que estaríamos recebendo 70% (de turistas por jogo). E agora está se mostrando além.”

Redação O POVO Online

TAGS