Participamos do

Venda de etanol cresce na 1ª quinzena do mês, diz Única

11:00 | Mai. 27, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul na primeira quinzena de maio somaram 957,25 milhões de litros, aumento de 3,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior (923,66 milhões de litros), informou nesta terça-feira, 27, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

O crescimento decorre essencialmente da expansão do volume comercializado no mercado doméstico, que atingiu 911,23 milhões de litros (+5,9%), conforme a entidade. As exportações, por sua vez, alcançaram apenas 46,02 milhões de litros no período.

No mercado interno, as vendas de etanol anidro totalizaram 400,40 milhões de litros na primeira metade de maio, alta de 14,1% sobre o valor registrado no último ano, quando, a partir de 1º de maio, a mistura do produto na gasolina aumentou de 20% para 25%.

O montante comercializado de etanol hidratado, por sua vez, ficou praticamente idêntico ao observado em 2013: 510,83 milhões de litros agora contra 509,34 milhões de litros em 2013.

De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, "nas duas últimas semanas o uso do etanol hidratado passou a ser economicamente vantajoso em comparação ao da gasolina no Estado de São Paulo". Esse cenário deveria ser ainda mais positivo se a queda verificada no preço recebido pelo produtor já tivesse sido integralmente repassada ao consumidor, acrescentou.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) destacados pela Unica mostram que nas últimas 6 semanas o preço recebido pelo produtor paulista diminuiu 15,3%, enquanto o preço pago pelo consumidor nos postos de combustíveis recuou apenas 3,4%. "Nesse ano, o repasse da queda de preço está mais lento. Esperamos que nas próximas semanas o consumidor possa verificar preços ainda mais atrativos na bomba, estimulando o consumo do biocombustível", comentou Rodrigues.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente