Participamos do

Para CNA, PIB agrícola deve manter crescimento

12:40 | Mai. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deverá avançar neste ano, apesar da severa estiagem que atingiu o Centro-Sul do País nos meses de janeiro e fevereiro. Conforme a entidade, a safra brasileira de grãos e fibras deve alcançar recorde de 191,2 milhões de toneladas, "justificando as expectativas de crescimento".

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB da agropecuária no 1º trimestre cresceu 3,6% na comparação com o 4º trimestre de 2013 e 2,8% frente igual intervalo do ano passado.

A CNA diz que as culturas de soja, arroz e feijão primeira safra foram as que mais se destacaram no primeiro trimestre. "A expectativa é de que, no próximo trimestre, o setor agropecuário mantenha a tendência de crescimento. Isto porque, nos meses de abril, maio e junho, há o término da colheita da safra de verão e o início da colheita da segunda safra e da safra de algodão, que deverão sustentar o crescimento do PIB". "Também se encerrará no próximo trimestre a colheita do café e da cana-de-açúcar, mas estas duas culturas devem registrar queda, em função de problemas climáticos", ponderou a CNA.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente