Participamos do

Garantia para concessão está quase pronta, diz Valec

21:40 | Mai. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O assessor da Superintendência de Operações da Valec, Alex Trevizan, disse que a fórmula que dará garantias ao setor privado para investimentos nas concessões ferroviárias está próxima de uma resolução. De acordo com ele, este mecanismo dará "robustez" ao programa e atrairá empresas para as disputas dos projetos de ferrovias.

"Acredito que 70% do sistema de garantias esteja pronto", disse, após participar do painel Expansão do Modal Ferroviário no 9º Encontro de Logística e Transportes, na capital paulista.

O agente fiduciário que está sendo discutido vai ser o elo entre a concessionária de ferrovia e a instituição financeira que vai deter os R$ 15 bilhões em títulos do Tesouro destinados a cobrir os pagamentos ao investidor em caso de calote da Valec. Investidores exigem um mecanismo que afaste o risco político da estatal Valec, que vai ser responsável pela maior parte da receita das concessionárias.

Trevizan não deu certeza de que a concessão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ocorrerá neste ano. O trecho vai ligar os municípios de Campinorte (GO) e Lucas do Rio Verde (MT). Segundo ele, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faz os últimos ajustes para publicar o edital, mas ainda busca ganhar a confiança da iniciativa privada no novo modelo ferroviário. "O mercado ainda precisa entender o modelo e sentir-se seguro", disse.

Ele, no entanto, afirmou que já há proponentes. "Há interessados nacionais e internacionais", disse, sem dar detalhes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente