PUBLICIDADE
Notícias

Fundo dos EUA agora é sócio do Sistema Ari de Sá

10:59 | 16/05/2014

O Sistema Ari de Sá de Ensino agora tem como sócio o fundo de investimentos norte-americano General Atlantic.  O fundo será minoritário e não terá função executiva, apenas assento no Conselho de Administração a ser formado. Os valores da transação não foram revelados. Oto de Sá Cavalcante, presidente do Ari de Sá, alega cláusula de confidencialidade. A operação ainda depende do aval do órgão antitruste do Governo Federal, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 O Colégio Ari de Sá e a Faculdade Ari de Sá, em fase de implantação, não entram no negócio, assim como os imóveis. Permanecem com a mesma composição atual, 100% sob comando de Oto e Ari Neto (filho de Oto), que seguirá à frente do Sistema Ari de Sá de Ensino.

 O Sistema Ari de Sá tem 10 anos de mercado. O negócio da empresa é elaborar materiais didáticos para colégios, da Educação Infantil ao Pré-Universitário. Hoje tem no País mais de 320 escolas, em 149 cidades de 23 estados e no Distrito Federal. Além de materiais didáticos, oferece assistência para gestores e professores. Funciona como uma espécie de franquia.

 Fundada em 1980, a GA administra aproximadamente US$ 17 bilhões de capital. A General Atlantic já é sócia em companhias como Facebook, Lenovo, Alibaba, Decolar.com, Mercado Livre, Alibaba, XP Investimentos e Smiles.

 Nesta última, em fevereiro passado, anunciou o aumento da participação ao exercer a opção de compra de ações. Na operação, o fundo comprou 3,4 milhões de papéis da empresa de milhagens, ou 2,8% do capital. Passou de 15,1% para 17,3%. Ao tempo em que cresceu, a Gol reduziu de 57,3% para 54,5%. O fundo americano comprou R$ 400 milhões em ações.

Jocélio leal

TAGS