Calendário reduziu vendas do varejo em março, diz IBGE
Segundo o instituto, o principal fator para a queda são os impactos do calendário no período. No ano passado, carnaval e Páscoa caíram em fevereiro e março, respectivamente. Esse ano, entretanto, o carnaval aconteceu em março, com menos dias úteis.
O segmento de alimentos e hipermercados, segundo o instituto, não foi tão afetado por aspectos econômicos, como inflação e renda dos consumidores. A inflação de alimentação em domicílio, em 2014, ficou em 5,6%, abaixo da inflação geral. "Considerando que essas outras variáveis, inflação e renda, não tiveram impacto tão negativo, só podemos atribuir esse resultado ao calendário", explicou Aleciana Gusmão, coordenadora da pesquisa.
Segundo ela, a questão econômica pesou sobre outros produtos, como tecidos, vestuários e calçados. O ritmo da economia no País pesou ainda sobre a queda de 7,3% no segmento na comparação anual. O segmento foi o segundo maior impacto negativo na formação da taxa global de vendas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente