PUBLICIDADE
Notícias

Líbia reabre portos petrolíferos e retomará exportações

23:00 | 13/04/2014
O porto petrolífero de al-Hariga, no leste da Líbia, irá carregar a primeira embarcação de petróleo em oito meses até o início desta segunda-feira, e outro terminal também reiniciou as operações, afirmou Muhammad el-Harari, porta-voz da Companhia Nacional de Petróleo, em entrevista ao Wall Street Journal.

O porta-voz disse que até a noite deste domingo ou na manhã de segunda-feira um primeiro petroleiro começará a carregar um milhão de barris do terminal de al-Hariga. Ele deve partir para exportação em três dias, afirmou.

O porta-voz anunciou que o porto de Zawiya também foi reaberto após a saída dos rebeldes. Com o fechamento de dois campos de petróleo, o porto atualmente importa gasolina e não exporta petróleo. No entanto, a instalação, junto com uma refinaria que ainda deve retomar a produção, possui um papel central no fornecimento para a capital da Líbia, Tripoli.

A tomada de controle dos portos por rebeldes do leste da Líbia ocorreu em julho do ano passado, em meio a uma campanha para a independência da região de Cirenaica. A interrupção causou uma queda das exportações de 1,5 milhão de barris de petróleo por dia para 250 mil barris por dia. O governo líbio diz que o bloqueio já custou ao país a perda de US$ 14 bilhões em receitas.

O acordo selado no dia 6 previa que os rebeldes entregassem dois dos quatro terminais até a semana passada e cedesse outros dois em até um mês, desde que as negociações sejam concluídas com sucesso. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS