Participamos do

IGP-M desacelera alta na 1ª prévia de abril, diz FGV

08:20 | Abr. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A primeira prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de abril subiu 0,72%, ante alta de 1,16% na primeira prévia do mesmo índice de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quarta-feira, 9. A taxa anunciada hoje ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam taxa entre 0,62% e 1,03%, com mediana das expectativas em 0,80%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de abril. O IPA-M subiu 0,80%, em comparação à alta de 1,55% na primeira prévia de março. Por sua vez, o IPC-M apresentou alta de 0,65% na leitura anunciada hoje, após subir 0,51% na primeira prévia do mês passado. Já o INCC-M teve elevação de 0,35%, após registrar aumento de 0,21%, na mesma base de comparação.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. Até a primeira prévia de abril, o índice acumula aumentos de 3,29% no ano e de 7,92% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de março.

Agropecuária

A inflação no setor agropecuário desacelerou no atacado. Os preços subiram 1,61% na primeira prévia do IGP-M de abril, após alta de 3,81% na primeira prévia de março. A inflação industrial atacadista, por sua vez, também teve desaceleração, registrando 0,50% na leitura divulgada hoje, ante 0,73% na primeira prévia do IGP-M de março.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 2,00% na primeira prévia de abril, em comparação com a alta de 1,61% em igual prévia do mês anterior. Os preços dos bens intermediários subiram 0,36%, após avançarem 1,10% em igual tipo de comparação. Já os preços das matérias-primas brutas recuaram 0,02% na primeira prévia de abril, em comparação ao avanço de 2,00% na primeira prévia do indicador de março.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente